O Campeonato Brasileiro de Futebol, também conhecido como Campeonato Brasileiro, Brasileirão e Série A, é a liga brasileira de futebol profissional que ocorre entre os clubes brasileiros, sendo conhecido como a principal competição futebolística no país.
Considerada uma das ligas mais importantes do planeta, sendo a mais valiosa do continente americano e a sétima do mundo, o Campeonato Brasileiro é a disputa que possui o maior número de clubes detentores de títulos de campeões mundiais do planeta. Mas, e frente as outras ligas internacionais?
Como se classifica o Campeonato Brasileiro, se comparado ao futebol de outros países?
É evidente que as formas como são administrados os clubes e federações variam de país para país, de modo que cada lugar difunde o esporte de acordo com seus costumes e gostos, repercutindo até mesmo em seu grau de profissionalização.
Quando se fala em Campeonato Brasileiro, contudo, se faz obrigatório apontar uma das suas principais características, qual seja, a falta de uma padronização no sistema de disputa. Isso porque, a cada ano que se passava, o formato da disputa era modificado. Em outras palavras, as regras que regiam o evento eram alteradas com frequência. Por conta disso, em diversas temporadas não havia sistema de acesso e descenso para a Segunda Divisão, ao mesmo tempo em que houve edições nas quais o regulamento previa, no mesmo ano, o acesso das equipes com melhor campanha para a Primeira Divisão.
E no Brasil, diante da popularidade do esporte, a final do Campeonato é capaz de reunir um alto número de torcedores apaixonados que lotam os estádios em busca de assistir à vitória daquele que se consagra o melhor do país. O gosto pelo esporte é tamanho que os torcedores que não conseguem assistir aos jogos presencialmente, o fazem lotando bares e restaurantes, sempre buscando a companhia de outros futebolistas ávidos por uma partida importante. Já em outros países %u2013 e aqui podemos falar das ligas europeias %u2013 o futebol é mais evoluído que o brasileiro, sob o ponto de vista tático e técnico. Ou seja, a organização enquanto clube possui mais força econômica e, nesse aspecto, termina por ser mais organizado.
Resumindo, enquanto as principais ligas internacionais encontram força na organização, estrutura e formação dos atletas, dando atenção desde o jogador até o campeonato como um todo, o Campeonato Brasileiro conta uma popularidade que não se encontra em lugar nenhum do mundo.
Se colocarmos na balança, no entanto, é certo que são muitos os descaminhos do futebol brasileiro, e aí inserimos o Campeonato Brasileiro, mas, aos trancos e barrancos, segue sendo a inquestionável paixão nacional.
A prova de tudo isso é que o Campeonato Brasileiro foi apontado como a melhor liga nacional do mundo na última temporada (ano de 2021) pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol - IFFHS. Estamos diante de um feito histórico, o qual deve ser sempre lembrado, máxime quando nunca se viu um campeonato que não fosse europeu, terminar em primeiro lugar no ranking. E é por isso, que os sites de apostas de futebol estão cada vez aptos a receber apostadores ávidos por se aventurarem em seus palpites.
O local de destaque que o futebol brasileiro tem no cenário esportivo mundial
Nesse cenário, o futebol brasileiro sempre terá seu local de destaque porque o Brasil ainda produz %u2013 e exporta %u2013 grandes talentos dentre seus atletas. Tanto é assim, que várias das principais seleções da Europa têm brasileiros em suas fileiras.
E diante de tudo isso, o que se pode concluir é que o Brasileirão é muito mais competitivo do que as ligas europeias e essa premissa já está hoje no senso comum, especialmente porque o histórico recente mostra que uma equipe liderou sozinha o campeonato, vencendo ao final. Tudo isso se deve ao fato de que persiste até os dias de hoje, uma enorme popularidade do futebol em nosso país e, até na hierarquia do futebol, a cultura de cada localidade importa.
Vale lembrar que, em geral, o ciclo do Campeonato Brasileiro vai de abril a dezembro. São 20 (vinte) times participantes e cada clube joga 2 (duas) vezes, sempre uns contra os outros, numa espécie de rodízio e obedecendo a um sistema de pontos corridos. Os adversários %u2013 que como dito se enfrentam por 2 (duas) vezes, competem uma vez em seu estádio e a outra na casa de seu adversário, recebendo 3 (três) pontos por vitória e 1 (um) por empate, em um total de 38 (trinta e oito) jogos.
Excepcionalmente este ano, porém, com a chegada da Copa do Mundo em momento diverso dos Mundiais anteriores, o Campeonato Brasileiro de futebol chega à sua fase final antes do início do mês de dezembro.
Este texto não reflete a visão do CorreioWeb